segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A Operação Zelotes



Foi como num filme hollywoodiano: através de uma carta anônima é que teve inicio a Operação Zelotes (mais um belo título dado pela Policia Federal).

Essa operação investiga fraudes no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão que tem como objetivo, segundo ele mesmo, "Assegurar à sociedade imparcialidade e celeridade na solução dos litígios tributários". E é daí que vem a criatividade da PF, zelotes significa, basicamente, fingir zelar. O órgão que deveria fiscalizar supostas irregularidades fiscais é o mesmo que não só faz "vista grossa", como também "abre as pernas" e outros caminhos mais, facilitando para que as fraudes aconteçam. A denuncia dizia que os conselheiros além de anular multas, também revertiam as mesmas, fazendo o Estado pagar quantias estratosféricas para as empresas, inclusive empresas fantasmas.

Segundo a PF, até o momento, é certo que pelo menos doze empresas fizeram parte das negociatas; entre elas estão: RBS, afiliada à Rede Globo, as gigantes do ramo automobilístico, Ford e Mitsubishi, e também bancos, como Santander, Bradesco e Safra. O Partido Progressista, do polêmico deputado Jair Bolsonaro também está envolvido.

Estima-se que os danos aos cofres públicos cheguem à casa dos 19 bilhões de reais, porém conforme o andamento das investigações, esse valor tende a aumentar.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário